10.02.1980 - Partido dos Trabalhadores é fundado
O PT surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral. [Foto: Juca Martins / Olharimagem / Acervo CSBH-FPA]
Primeiro prefeito petista
O então ferramenteiro Gilson Menezes se tornou o primeiro prefeito eleito pelo PT, em Diadema, cidade da Grande São Paulo
25.01.1984 – Movimento Diretas já!
Defensor do socialismo democrático, o PT foi fundamental na mobilização social conhecida como Diretas Já, que reivindicou eleições presidenciais diretas no Brasil. Lula, Tancredo Neves, Leonel Brizola e Miguel Arraes foram alguns dos protagonistas do movimento. [Foto Juca Martins/ Olharimagem / Acervo CSBH-FPA]
02.09.1988 – Assembleia Nacional Constituinte
A experiência de luta por reivindicações sociais do PT foram o ponto de partida para muitas propostas levadas à Constituinte de 1988, que culminou na aprovação da atual constituição brasileira. A atuação do PT e de outros partidos de esquerda avançou em muitos pontos nos direitos sociais e na democratização de diversas políticas públicas. [Foto: Paula Simas / Acervo CSBH-FPA]
Luiz Inácio Lula da Silva chega ao segundo turno
Na volta das eleições gerais para presidente da República após 29 anos, Luiz Inácio Lula da Silva chega ao segundo turno da disputa eleitoral. Foto: Comício da Campanha Lula Presidente, Praça da Sé, São Paulo/SP, 17 de setembro de 1989.
Suplicy no Senado
Toma posse o primeiro senador petista: Eduardo Matarazzo Suplicy, que completaria 24 anos de mandato consecutivos.
01.01.2003 – Lula toma posse como presidente do Brasil
Primeiro presidente eleito pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a combinação entre crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inclusão social, com distribuição de renda, ampliação do emprego, redução da pobreza e promoção da soberania nacional.
01.01.2011 – Dilma torna-se a primeira mulher presidenta
Com a eleição de Dilma, tem início um novo período político marcado pela superação do neoliberalismo e pela possibilidade de consolidação de um novo projeto para o Brasil, com o aprofundamento das mudanças iniciadas no governo Lula.
1.01.2015 – Dilma é reeleita presidenta da República
Com a recondução de Dilma à Presidência, a fórmula exitosa que combina crescimento econômico, inclusão social e desenvolvimento sustentável está garantida O País caminha rumo à ampliação do acesso da população à educação para tornar-se, definitivamente, a "Pátria Educadora".
31.08.2016 - Golpe parlamentar tira Dilma Rousseff da Presidência
Em 31 de agosto de 2016, o Congresso Nacional aprova o impeachment de Dilma Rousseff, um golpe contra a primeira mulher eleita para a presidência brasileira, sem comprovação dos crimes de responsabilidade.
07.04.2018 - Lula é impedido de disputar a Presidência da República
Em 7 de abril de 2018, Lula se entrega à Polícia Federal, após ser condenado em processos da Operação Lava Jato e decide provar a sua inocência na Justiça. A prisão impede a candidatura à Presidência da República.
2018 - Fernando Haddad é candidato à Presidência e tem mais de 47 milhões de votos no segundo turno (44,87%).
Fernando Haddad é candidato à Presidência e tem mais de 47 milhões de votos no segundo turno (44,87%).
2019 - Lula deixa a prisão após decisão do Supremo
Presidente ficou preso durante um ano e sete meses e garantiu, em recurso, o direito de responder a julgamento em liberdade.
2021 - Supremo anula processos contra Lula
Em abril, ministros da Corte decidem anular todos os processos que envolviam Lula na Operação Lava Jato, restaurando direitos políticos do presidente. O juiz Sergio Moro, que perseguiu Lula politicamente, com claro propósito eleitoral, foi considerado, pela 2º Turma do STF, suspeito para julgar o caso que envolvia o presidente.
2022 - Vitória eleitoral de Lula
Lula é eleito presidente da República com 60 milhões de votos – o candidato mais votado da história do Brasil até então. Foi a disputa mais acirrada das eleições brasileiras desde a redemocratização – 50,90% dos votos válidos no segundo turno.
2023– Governo Lula (3º mandato)
Lula assume a presidência em 1º de janeiro de 2023.
2024 - Eleições municipais. PT conquista 252 prefeituras e elege mais de 3 mil vereadores.
Eleições municipais. PT conquista 252 prefeituras e elege mais de 3 mil vereadores.
2025 - PT se prepara para uma nova fase política e eleitoral.
PT se prepara para uma nova fase política e eleitoral. O ex-ministro Edinho Silva é eleito presidente nacional do partido com a promessa de revitalização do partido.